Escolhendo o melhor barco de pesca para compra

Primeira lição: Quanto mais você conhecer os limites de sua pescaria será necessário menos investimento na compra do seu barco de pesca.

Neste post tentarei explicar um pouco sobre os barcos utilizadas na pesca no rio, lagos e represas. Vou apontar algumas considerações para que ajude na decisão da compra do melhor barco de pesca possível.

Assim como toda a escolha da tralha, esse é um ponto complicado na decisão do que adquirir, pois o valor do investimento nunca é pequeno ainda se somadas as escolhas dos outros equipamentos necessários para o transporte (carretinhas), impulsão do barco(motor de popa) e outros acessórios que serão abordados em outros posts.

Alguns fatores podem influenciar diretamente na escolha do barco e podem ser decisivos na aquisição. Geralmente tentamos seguir uma linha em que relacionamos o custo benefício da seleção utilizando os seguintes critérios: segurança, conforto e performance. Sendo assim, vou destacar alguns destes pontos mais críticos que devem ser considerados.

Peso total:

Deve-se considerar o peso do barco, dos pescadores, do motor de impulsão, do tanque de combustível cheio, da popular “poita” (ou âncora) e a tralha e os acessórios complementares.

Altura da borda:

A altura da borda serve como escudo para proteger os pescadores dentro do barco das ondas (conhecidas também como “marolas” ou “carneiros”). Geralmente, quanto mais alta a borda pode-se carregar mais peso, contudo, o barco também é mais pesado.

Estabilidade:

Como ponto básico de avaliação podemos assumir que os barcos mais largos são mais estáveis. Os cascos com maior “V” na popa ou “fundo em V” também podem proporcionar uma melhor navegação e estabilidade. Com a proa quilhada também pode-se ter um ganho nesse item.

Vamos aos tipos de barcos e algumas considerações:

Chato:
  • Vantagens do barco com bico chato: Graças a sua maior aquaplanagem conseguem atingir uma boa velocidade com uma economia de combustível bastante interessante. Possuem uma ótima estabilidade em ambientes menos turbulentos como lagos e represas e geralmente são mais leves.
  • Desvantagens do barco com bico chato: Perde sua instabilidade ao se carregar peso próximo ao seu limite de carga e também em ambientes com grande ocorrência de ondas e corredeiras sobre pedreiras, pois geralmente possuem a altura da borda menor que os outros modelos. Sua entrada para cortar ondas “de frente” pode ser uma experiência nada agradável, pois o impacto direto no casco é forte e pode desgovernar o barco.

canoa bico chato

Convencional:
  • Vantagens do barco convencional: Maior estabilidade em manobras em águas turbulentas para enfrentar ondas. Há pouca influência no controle e estabilidade quando se navega no carregando o peso limite do barco. Geralmente tem sua borda mais alta protegendo mais o pescador da áqua.
  • Desvantagens do barco convencional: Devida a necessidade de motores de popa mais potentes o consumo de combustível é maior. A velocidade de navegação também é bem mas limitada que os barcos de bico chato.

canoa do bico convencional

Semi Chato:

Esse modelo é a proposta da busca do ponto de equilíbrio das vantagens e desvantagens dos modelos de bico chato e convencional.

canoa do bico semi-chato

O que considero o melhor equipamento?

Nesse caso, seria o equipamento em que melhor te atenderá em suas pescarias de uma forma geral. Com alguma prática você notará essa relação de vantagem e desvantagem de seu equipamento de acordo com cada ambiente.

Comentários

  • Junior Rocha

    Valeu! me ajudou muito a decidir e vou de semi chato.

    • Que bom! Ficamos felizes em poder ajudar.

      • eriko

        Boa tarde. Agora. falta falar do melhor tamanho.a largura, até mesmo da altura da borda.
        inclusive qual motor.
        qual seria um bom barco pra motor 40?

  • Valter Ferreira

    Só faltou falar do barco “realmente melhor” que todos esses e que reúne “todas as vantagens” citadas por você e “nenhuma desvantagem”… Faltou falar do CATAMARÃ… ESTÁVEL por ter 2 cascos… ECONÔMICO pois sua área de atrito com a água é bem menor do que um barco convencional, possibilitando o uso de motores menores… MUITO MAIS AMPLO já que sua área (boca) é quase o dobro de um barco comum… MUITO ESTÁVEL pois ele não faz o “efeito pêndulo”, natural de barcos monocascos quando parados sob as ondas… MAIS AINDA… Seja em mar ou rio, seu calado é sempre mínimo, possibilitando o acesso á pontos rasos ou até mesmo a praia, além disso planeiam com muito mais facilidade… MAIS SEGURO, já que a maioria é insubmergível… CATAMARÃ (ou catamaran) é o barco… Barcos de alumínio arrebitados, nunca mais…

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