Dicas para pescar o Dourado

Nome: Dourado
Apelido: “Rei do rio”
Nome científico: Salminus Maxillosus

Rei do rio

Introdução:

O Dourado, também conhecimento como o “Rei do rio” é considerado por muitos pescadores o peixe mais esportivo encontrado em nossos rios, opinião essa, que é dividida somente se comparado ao Tucunaré.

É um predador nato, voraz e equipado com todas as armas e características dinâmicas para ser um perfeito oponente para quem gosta desse tipo de pescaria.

Dicas para pescá-lo:

O Dourado tem a boca óssea e muito dura e isso se torna um problema para utilização de iscas artificias e anzóis tradicionais.

Para iscas artificiais, é recomendado que sejam em tamanhos menores para melhor se acomodarem em sua boca e com garateias bem afiadas. Geralmente, as melhores iscas são o plugs de meia água e as colheres.

Na pesca com anzol, ele também deve ser bem afiado e resistente. O tamanho do anzol deve ficar entre o 5/0 e o 8/0.

Por possuir uma dentição muito afiada, é indispensável o uso de embates flexíveis (chamados também de castor, encastor, cabo de aço, etc..) para evitar que a linha se parta em sua boca. Use o tamanho do cabo de aço com pelo menos o dobro do tamanho da isca que está utilizando e no mínimo 40 libras.

Para a pesca com iscas naturais, as que dão melhor resultado são o lambari, a enguia, a tuvira e o piau. Deixe a isca descer levemente para que o seu comportamento seja o mais natural possível evitando que a isca gire dentro da água ou tenha um comportamento errático. Também evite se possível (dependendo da localização) o uso de combos/chumbadas pelo mesmo motivo.

Os melhores horário de sua pesca são os tradicionais, logo pelo início da manhã e mais ao fim da tarde. Existem alguns relatos de pescadores conseguiram uma pesca produtiva a noite que é algo tradicionalmente incomum.

A vara deve ser de ação rápida (mais dura) para que a fisgada seja mais firme e ter pelo menos 30 libras para aguentar a pressão.

A linha a sugestão é que seja de multifilamento e a partir de 25 milímetros.

Após ser fisgado, o Dourado é um show a parte com seus pulos fora da água. Nesse momento, o pescador não pode afrouxar a linha para evitar que ele escape ou chegue a passa-la na boca.

Principais características físicas:

Cor corporal em amarelo-ouro, nadadeira caudal em amarelo avermelhado com uma faixa preta centralizada.
Epiderme (pele) lisa cobertas de escamas para proteção com poros para percepção sensorial de movimentos da água.
Olhos bem desenvolvidos e adaptados para visão subaquática.
Fossas nazais desenvolvidas para detecção de alimento.
Corpo fusiforme que auxilia na hidrodinâmica.
Boca e maxilar óssil com dentição grande e afiada.

Hábitos alimentares:

É um peixe extremamente agressivo de hábito tradicional psívoro que pratica também o canibalismo sendo uns dos maiores predadores de água doce. Ataca suas presas em um estirão (avançada em linha reta) e é principalmente encontrado em águas agitadas, no qual é beneficiado por possuir uma hidrodinâmica diferenciada. Também é bastante encontrado em entradas de corixos (ou corrégos) e vazantes (bocas) de lagos.

Encontrado em:

Bacia do Paraná
Bacia do Prata
Bacia do Francisco
Bacia do Paraguai, no Pantanal.

Tamanhos:

O tamanho e peso da espécie varia muito de região. Na bacia do Paraguai no Pantal chegam em média até 75 centímetros e 7 quilos. Jã na bacia do Prata podem chegar até a mais de 1 metro de comprimento a pesar até 25 quilos.

Dimorfismo sexual:

O dourado macho é sempre menor que a fêmeas e uma maneira fácil de se identificar é através dos espinhos que possui na nadadeira anal, que não são encontrados na fêmea.

Longevidade:

Estudos apontam que o Dourado tem o tempo médio de vida de 15 anos

Reprodução:

É um peixe que realiza migração reprodutiva (piracema) podendo deslocar-se vários quilômetros rio acima. Em algumas literaturas, falam-se que essa distância pode-se chegar até 400 quilômetros com uma média diária de 15 quilômetros .

Curiosidades:

Quando é pequeno, o Dourado é praticamente prateado quando também é muito confundido com as Tabaranas (ou Tubaranas). Conforme vai crescendo, a coloração vai se tornado mais forte chegando no tom amarelo-dourado com alguns reflexos avermelhados na cauda e linhas escuras nas escamas.
O Dourado é o maior peixe de descamas que pode ser encontrado na Bacia do Prata.
Em seus ataques ou quando capturado pode dar saltos de até um metro fora da água.

Culinária:

O Dourado é um peixe muito apreciado na culinária e seu principal consumo é assado ou frito.

Comentários

  • Dora Alves

    Excelente texto. Parabéns!

    Eu comprei algumas iscas artificias, essa é mais indicada pra qual peixe ######. Já ouviu falar dessa loja?

  • Rubens Gomes

    adorei a matéria

  • jaison goulart.

    adorei a matéria sobre o dourado e também do calendário
    vou procurar seguir as dicas.

  • jaison goulart.

    gostaria também de ler algo sobre o robalo!!

  • alessandre alves de moraes

    pode que noa saibam porem se encontra e muito dourados na perola do caete e bragança pará sua pesca ainda e artesanal porem pretendo mudar isso em breve quando retorna a minha terra natal.

  • alessandre alves de moraes

    minha terra e banhada pelo mar e seus braços são perfeitos para o dourado e a pescada amarela

    • romeu

      o Dourado éh de agua doce, não habita rios litoraneos…..

css.php